sábado, 26 de março de 2011

Profissional X Software


Bom, possivelmente você já comentou com outra pessoa que tal programa é melhor que o outro, que os comandos são mais fácéis e coisa e tal. Confesso que já cometi este "erro", já que alguns software se sobressaem em relação há algumas funções.



Comparação

Vamos pegar dois software, CorelDraw (Corel) e Illustrator (Adobe), que são voltados para vetorização. Existem muitos outros do ramo, mas estes são os mais mencionados no mercado. A maioria diz que o CorelDraw é mais fácil de trabalhar, tem um custo benefício que mais se ajusta ao bolso em relação ao Illustrator, levando em conta que CorelDraw custa em média R$ 900,00 e Illustrator R$ 2.000,00, somente o software, sem pacotes extras, como clipart, plugins e outros. Concordo, realmente o CorelDraw é bem mais fácil de adaptar a ele, as teclas de atalhos são bem fáceis de pegar e facilitam muito na hora do desenvolvimento. Bom, mas só porque você usou o CorelDraw e gostou de suas funcionalidades não o tornar melhor que o concorrente em questão, o fato de ter experimentado outro software e não se adaptado, não o faz um software ruim. Vamos piorar a situação, provavelmente muitos que usam o CorelDraw, tratam suas imagens no Photoshop, levando em conta que a Corel possui o Corel Photo Paint para o mesmo serviço. E deve ficar um pouco atorduado quando fica pulando de um software a outro, já que os comandos mudam, até porque possuem funções similares, mas atalhos diferentes. Então vamos por os pingos nos "Is". Os software da Corel, os voltados para design gráfico, "conversam" entre si, CorelDraw e Corel Photo Paint, ou seja se inserirmos uma imagem no arte que esta sendo desenvolvida no CorelDraw, poderá fazer ajustes necessários no Corel Photo Paint, isto em tempo real, sem ter que salvar arquivo, importar arquivo e tudo. E o melhor, como são da mesma "família" os atalhos são quase 100% identicos (a % não se totaliza devido um ser voltado para vetorização e outro manipulação de imagem). O mesmo ocorre na Adobe.


Pós e Contras

Illustrator (Adobe)
Pós:
Apesar de muitos não adimitirem, em realção a efeitos, ex. efeito de sombra, o Illustrator se sobresai melhor que o CorelDraw. DIficilmente dá erros, como bugs relacionado a conflitos ao sistema.

Contra:
Os atalhos são fáceis, mas se estiver migrando de outro software para ele, irá estranhar um pouco. Exige mais da máquina (computador), principalmente memória. Custo do programa muito elevado. Não Possui versão em português oficial (Dica: Versão em portugues muda alguns atalhos e menus de lugar).

CorelDraw (Corel)
Pós:
Fácil de se adaptar, atalhaos bem intuitivos, já que possui versão oficial em portugués. Os efeitos são fáceis de aplicar e ajustar.

Contra:
Por ser um software bem "popular", se tornou um programa que podemos chamar de ALL ONE (Tudo em Um), o que faz com que ele entre em conflito, um tanto que constante, os mais velhos que usam o CorelDraw desde das primeiroas versões admitem que as melhores versões são a 9 e a 11 que são as mais estáveis.


Conclusão

Ambos os software são bons para "O" design gráfico, porque não é o software que tem que se adapatr a você e sim você a ele. Se você é um bom profissional, não  verá certas situações como problemas e sim como soluções. Afinal, o meio de se chegar ao topo são muitos, a melhor maneira de alcançá-lo depende de você mesmo. Atualizar-se é fundamental, ou ainda trabalha com aquele PC que era branco e já está "amarelão" de tão velho. As maneiras de se atualizar são "Ns", mas uma, na minha opinião é a melhor, é perguntar quem trabalha no mesmo segmento, não importa o tempo, confesso que já aprendi alguns "macetes" com estava iniciando iniciantes no ramo.

Bom, espero ter ajudado, agora é só escolherem as suas ferramentas e mãos a obra.

Por: Glênio Cardoso

Imagem: Por Anirudh Koul

QUALQUER CONTEÚDO DO SITE / BLOG PODERÁ SER REPRODUZIDO, POSTADO EM OUTROS SITES / BLOGS, DESDE QUE O(S) AUTOR(ES) DOS POSTS E A ORIGEM DA POSTAGEM SEJAM MENCIONADOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário