Neste tutorial aprenderemos como fechar um arquivo para impresão. Há dois modos de fechamento de arquivo para impressão, o Bureau e o Manual.
Usarei Coreldraw X5 e Illustrator CS5
O Bureau é o modo automático, onde o arquivo e todas as fontes, imagens, são salvas em uma pasta, definida pelo usuário, e assim enviado para gráfica. Não sou muito fã deste método por dois motivos, um que pelo Coreldraw costumar dar alguns erros, o outro é pelo fato de todo o arquivo ir de modo aberto, editável para mãos de terceiros, abrindo uma porta para perda dos direitos autorais. Mas isso é um caso a parte. Mas há casos que não tem como fugir deste método como o fechamento de um livro ou revista, que são layouts de muitas páginas, que pelo modo manual levaria algumas horas dependendo do tamanho do projeto.
O modo manual na minha opinião é o mais seguro, já que você acompanha tudo que está sendo feito. Um pouco trabalhoso, mas bem mais confiável.
Bureau (Coreldraw)
Após o layout pronto e aprovado, vá até o menu ARQUIVO,em seguida COLETAR PARA SAÍDA..., irá surgir uma janela com as opções COLETAR AUTOMATICAMENTE TODOS OS ARQUIVOS ASSOCIADOS AO DOCUMENTO (RECOMENDADO) e ESCOLHER UM PERFIL DE IMPRESSÃO (ARQUIVO .CSP) PARA COLETAR SOMENTE ARQUIVOS ESPECÍFICOS.
Escolha a 1ª opção, recomendada.
Clique em Avançar
A próxima tela se refere ao formato que irá salvar, PDF ou CDR. Selecione as duas opções.
Para PDF escolha o PDF/X-1a.
Para CDR escolha a versão compatival com a gráfica, recomendo usar uma versão mais antiga, da versão 9 pra cima.
Clique em Avançar
Na próxima tela, marque a opção INCLUIR FONTES DO DOCUMENTO E LISTA DE FONTES.
É nesta tela que alguns erros ja começam a lhe jugar para o "buraco". Algumas fontes o Coreldraw, não consegue localizar e as destacam de vermelho. No meu exemplo não ocorreu isso mesmo utilizando nove tipo de fontes.
Clique em Avançar
Nesta tela escolha o perfil de cores usadas, marque o box INCLUIR PERFIS DE CORES.
Clique em Avançar
Selecione a pasta onde irá salvar o projeto. Para uma melhor organização, nomeie a pasta como o nome do projeto e cliente.
Clique em Avançar
Feito isso, é só clicar em concluir e enviar o pasta onde foi salvou o projeto para gráfica.
Bureau (Illustrator)
Na verdade bureau no Illustrator eu não sei se tem, pelo menos não encontrei, o Indesign sim contém esta opção. Mas ensinarei de modo manual.
PDF/X-1a
Quando se fala em PDF vem a idéia de segurança. E de fato esse tipo de arquivo é seguro mesmo, mas a várias formas de se gerar o um PDF, o primeiro passo é o foco, ou seja, ele será usando em que segmento, web ou impressão? Como neste caso é impressão o nosso tipo de PDF é o PDF/X-1a. Mas não basta selecionar esta opção e salvar, como muitas agência de publicidade fazem. Pelo contrário deve-se ajustar todo o projeto antes disto. Vamos aos passos.
Todo o projeto deve ser feito em CMYK.
1ª - Texto
Todo o texto deve ser convertido em curva (Create Outlines).
2ª - Imagens
As imagens devem ser convertidas para 300dpi*, atenção para as imagens recortadas, lembre-se de converter com o box transparência ativo.
3ª - Sangria
Sangramento do layout de 3 mm está de bom tamanho. Caso não saiba o que é sangria acesse Sangria e Área de segurança.
4ª - Efeitos
Não sei o porque, mas em alguns caso ocorrer erros no Rips. onde efeitos como sombra e gradiente, aparecem com erro, saindo assim nas lâminas do fotolito. Então recomendo que as sombras também sejam convertidas em imagens de 300dpi. Obs. não é necessário esta ação, somente citei pelo fato de alguns Rips não enchergarem estes efeitos corretamente, talves ocorrer em rips mais antigos, ou de softwares não atualizados. (Antes que falem, eu ja testei com arquivos PS e ocorreu a mesma coisa).
Agora sim, vamos ao PDF. Clique em FILE e SAVE AS, selecione a extensão PDF e em SALVAR.
Na guia GENERAL
No campo SATNDARD, selecione PDF/X1a 2001 ou PDF/X1a 2003.
Na guia COMPRESSION
No campo COLOR BITMAP IMAGES, selecione BICUBIC DOWNSAMPLING TO, deixe os valores de 300ppi a 450ppi.
Em COMPRESSION, selecione AUTOMATIC (JPEG).
Em IMAGE QUALITY, selecione MAXIMUM.
No campo GRAYSCALE BITMAP IMAGES, deixa igual as opções acima.
No campo MONOCHROME BITMAP IMAGES, selecione BICUBIC DOWNSAMPLING TO, deixe os valores de 1200ppi a 1800ppi.
Em COMPRESSION, selecione CCITT GROUP 4.
Marque o box COMPRESS TEXT AND LINE ART.
Na guia MARKS AND BLEEDS
Esta opção eu não recomendo usar, selecionando tudo, irá mostrar em seu arquivo, marcas de corte, registros, informação do arquivo. Não tem problema em usar, mas algumas gráficas fazem sua montagem para melhor aproveitamento da folha, usar isto dificulta a saída, já que antes o arte-finalista terá que eliminá-las manualmente. Mas fiquem a vontade para testar.
Na guia OUTPUT
No campo COLOR CONVERSION, selecione CONVERT TO DESTINATION (PRESERVE NUMBERS).
Em destination selecione U.S. WEB COATED (SWOP) V2.
Em OUTPUT INTENT PROFILE NAME, selecione U.S. WEB COATED (SWOP) V2.
Na guia ADVANCED
Em PRESET, selecione HIGH RESOLUTION
Na guia SECURITY
Deixe como esta.
Na guia SUMMARY
A exibirá um check list, caso haja algum problema lhe será mostra em WARNING.
Estando tudo certo, clique me SALVAR PDF, e enviar para a gráfica.
PDF/X-1a (Coreldraw)
1ª - Texto
Todo o texto deve ser convertido em curva (Create Outlines).
2ª - Imagens
As imagens devem ser convertidas para 300dpi*, atenção para as imagens recortadas, lembre-se de converter com o box transparência ativo.
3ª - Sangria
Sangramento do layout de 3 mm está de bom tamanho. Caso não saiba o que é sangria acesse Sangria e Área de segurança.
4ª - Efeitos
Não sei o porque, mas em alguns caso ocorrer erros no Rips. onde efeitos como sombra e gradiente, aparecem com erro, saindo assim nas lâminas do fotolito. Então recomendo que as sombras também sejam convertidas em imagens de 300dpi. Obs. não é necessário esta ação, somente citei pelo fato de alguns Rips não enchergarem estes efeitos corretamente, talves ocorrer em rips mais antigos, ou de softwares não atualizados. (Antes que falem, eu ja testei com arquivos PS e ocorreu a mesma coisa).
Sim, ouve um "Deja Vu".
Vá em ARQUIVO, selecione PUBLICAR EM PDF.
Em PREDEFINIÇÃO DE PDF, selecione PDF/X-1a, logo em seguida em CONFIGURAÇÃO.
Na guia GERAL, em FAIXA DE EXPORTAÇÃO, marque DOCUMENTO ATUAL.
Na guia COR, selecione USAR CONFIGURAÇÕES DE COR DO DOCUMENTO.
No campo SAÍDA DE CORES, selecione CMYK.
No campo OUTROS CONTROLES DE COR, marque PRESERVAR IMPRESSÕES SOBREPOSTAS DO DOCUMENTO.
Na guia DOCUMENTO, selecione SOMENTE PÁGINA, e BINÁRIO.
Na guia OBJETOS
Em TIPO DE COMPACTAÇÃO, selecione ZIP.
Em REAMOSTRAGEM DO BITMAP PARA MENOR, insira os valores;
COR: 300
TONS DE CINZA: 300
MONOCROMÁTICO: 1.200
Marque RENDERIZAR PREENCHIMENTOS COMPLEXOS COM BITMAPS, e também COMPACTAR TEXTO E LINHA ARTÍSTICA.
Selecione UNICODE.
Marque CONVERTER TRUE TYPE EM TYPE 1 e FONTES DO SUBCONJUNTO.
Na guia PRÉ-IMPRESSÃO
Esta opção eu não recomendo usar, selecionando tudo, irá mostrar em seu arquivo, marcas de corte, registros, informação do arquivo. Não tem problema em usar, mas algumas gráficas fazem sua montagem para melhor aproveitamento da folha, usar isto dificulta a saída, já que antes o arte-finalista terá que eliminá-las manualmente. Mas fiquem a vontade para testar. Outro Deja Vu.
Na guias SEGURANÇA, deixa como esta.
Na guia NEHUMA QUESTÃO, nesta guia se houver algum conflito será exibido nela.
Estando tudo certo, clique em OK, e em seguida em SALVAR. Pronto só enviar para a gráfica.
As configurações que eu informei podem variar de gráfica para gráfica, ou rips. Recomendo se informar com a empresa que irá imprimir. Provavelmente irão pedir pra enviar o arquivo como esta, diga não. Force-os a lhe explicar como é a saída, se houver oportunidade, vá até eles ou esquente a orelha no telefone, como eu ja fiz várias vezes, para se informar. Digo isso, porque deste modo você não depende de ninguém, alias, será bom, porque conhecimento nunca é demais. E outra, quando dá um erro, o primeiro da lista para se saber o que houve de errado, é você (ja ocorreu comigo).
*DPIs.: Citei durante o tutorial a conversão das imagens para 300dpi, mas isto é da acordo com cada mídia, melhor com a distância que irá se observar esta mídia. Mídias de grande porte, como banners, painel, placas, outdoor, e outros, porque dependendo do tamanho da mídia e a qualidade da imagem até 72dpi ja ta de bom tamanho. Recomendo que se informe com a gráfica que irá imprimir estes tipos de materiais.
A qualidade da imagem conta e muito, imagens retirada da internet, como por exemplos as encontradas no google, devem ser avaliadas, já que as mesmas estão em 72dpi. Se tiver oportunidade e condições financeiras, opte pelos sites de bancos de imagens de alta resolução.
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Adorei seus tutoriais, muito esclarecedor. Obrigada e parabéns pela generosidade de compartilhar seus conhecimentos com iniciantes, como eu.
ResponderExcluirAbraços, Fabiana.
Grato, fico feliz por ter ajudado. Caso tenha ou queira alguma dica que não temos postado, entre em contato.
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